domingo, 17 de agosto de 2008

KOSS

Paul era, até então, apenas um garoto inglês, aspirante a guitarrista, que trabalhava em uma loja de instrumentos. Certo dia, ficou assustado com uma figura que entrou no estabelecimento onde trabalhava: um yankee negro, maltrapilho, com o cabelo há meses sem cortar e a barba também há muito por fazer. Eis que o estranho cliente, de nome Jimi, pede para dar uma olhada numa fender stratocaster com encordoamento para canhoto. Paul, feliz pela chance de despachar logo o sujeito, que parecia não ter um tostão no bolso, respondeu: “Só temos guitarras com cordas para destros”. Então, o americano rebateu de pronto: “Manda pra cá de qualquer jeito”.
Depois deste dia, a vida daquele jovem britânico nunca mais foi a mesma. O som tirado pelo tal Jimi era algo inacreditável: distorções, feedbacks, tappings incríveis e tudo com um detalhe: o negão tocava com o encordoamento ao contrário! Alguns meses depois, Paul descobriu o sobrenome de seu maior ídolo: Marshall Hendrix. O resto é história.
Paul Kossof, anos mais tarde, juntou-se ao jovem e prodígio baixista Andy Frasier, ao baterista Simon Kirke e a um tal de Paul Rodgers para formar aquela que seria uma das mais arrasadoras formações do blues britânico. Nascia o Free. Com seus companheiros gravou apenas álbuns excelentes e, assim como Hendrix, influenciou toda uma geração de guitarristas que estava por vir.
É irônico, e triste ao mesmo tempo, como as histórias de Kossof e Hendrix são parecidas. Ambos foram gênios, pessoas doces e atormentadas, tomadas por um forte sentimento de autodestruição que levou aos dois à morte prematura por overdose. Caras que choraram todas as suas dores sobre as seis cordas.
Fica como sugestão para download os dois álbuns que considero os ápices de Kossof: Highway (com o Free, em seu momento mais melancólico) e Backstreet Crawler (solo, em seu auge como instrumentista).
Um abraço.

Para baixar Highway, clique nos links abaixo:
Parte 1: http://www.megaupload.com/pt/?d=L5YC8CAH
Parte2: http://www.megaupload.com/pt/?d=SEIZB9TG

Para baixar Backstreet Crawler:
http://www.megaupload.com/pt/?d=PG1IEG8Z

Um comentário:

Tathi Martins disse...

já tinha ouvido Free em outra fase, acredito que um pouco mais pop...Ainda bem que essa galera se lamentava tocando guitarra, ne?!...adorei as "manchas" de blues no som, luluzão...massa mesmo!! me rendo aos rockeiros, mas prefiro aqueles que colocam a guitarra p chorar...kk..mandou bem!! muito bem!!! =))
bjinhoss