sábado, 5 de julho de 2008

What a SUMMIT !


De fato, fora una Reunión Cumbre quando, no outono de 1974, o bandoneon de Astor Piazzolla foi ao encontro do sax barítono do jazzista Gerry Mulligan, no inspirador cenário italiano.

Mulligan estava passeando pela Itália quando por ocasião encontrou-se com o produtor e editor de Astor Piazzolla, Aldo Pagani. Ao ouvir o ultimo disco gravado por Piazzolla na época ("Libertango"), o jazzista se encanta pelo som e rapidamente Pagani sugere a Reunión.

Após longas conversas, algumas viagens e andanças pelas ruas da capital italiana, Astor tem em mãos sete das oito composições que enfim foram gravadas em LP durante sete sessões, nos estúdios Mondial Sound, na cidade de Milão. A oitava música que completa o repertório de Summit foi concessão quase que piedosa do imenso ego de Astor a Gerry. O combinado entre os astros fora que cada um escreveria metade das canções do álbum, porém as composições do jazzista americano não passaram pelo perfeccionismo genioso do argentino, que o acusara de não saber ler ou escrever música. Convencido por seu produtor, Astor dá passagem apenas a “Aire de Buenos Aires”, única composição de Gerry Mulligan no disco. Inspiradíssimos, as belas composições de Piazzolla e os adocicados solos de Mulligan emocionam e a grande amizade repercute, ao final, em memoráveis parcerias nos palcos de alguns países Europeus.

Entre farpas e arranjos refinados, o resultado foi uma suave e sensual combinação da então chamada “música nova de Buenos Aires” de Astor e do melancólico cool jazz de Gerry, tão bem marcada em faixas como “twenty years ago” e “years of solitude”.

Há quem diga que o disco foi uma ´boa idéia que não se concretizou´, eu diria que não só se concretizou que nem parece tão surpreendente. A afinada e magistral “química” dos sons emitidos, especialmente em “Summit” e “Deus xango”, é a prova de uma mistura tão pura que parece já ter nascido junta.

Just close your eyes and listen…




Faixas do álbum:

1. Twenty Years Ago
2. Close Your Eyes and Listen
3. Years of Solitude
4. Deus Xango
5. Twenty Years After
6. Aire de Buenos Aires
7. Reminiscence
8. Summit




Para baixar o disco, clique no link abaixo:
http://rapidshare.com/files/40042569/Astor_Piazzolla___Gerry_Mulligan__Reunion_Cumbre_.rar


Um comentário:

Luizinho disse...

Bom começo! A próxima é comigo né?! Vou tentar não ser óbvio. Gosto desse disco, principalmente nessa época de chuva hahaha.
Adoro o Mulligan, só não gosto + do que do Chet...
Amanã eu escrevo meu post..

Beijos